+44 (0) 20 7291 8700 info@consuladogeralangola-uk.org
IX Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores
Página Inicial 9 Informação 9 IX Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores
IX Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores

A Academia Diplomática “Venâncio de Moura, localizada na Centralidade do Kilamba, em Luanda, acolhe desde a manhã desta terça-feira, 11 de Abril, o IX Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores, que decorre sob o lema: O MIREX e a Acção Diplomática Angolana no Actual Contexto Internacional: Desafios e Perspectivas.

A sessão de abertura teve início com a entoação do Hino Nacional de Angola seguido de um minuto de silêncio em memória aos funcionários do MIREX já falecidos.

Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, procedeu o discurso oficial da abertura do evento, antecedido pelas palavras de boas-vindas de Sua Excelência Téte António, Ministro das Relações Exteriores, numa sessão que contou, também, com a presença de Ministros de Estado, o Governador da Província de Luanda, entre outros membros do Executivo.

Durante três (3) dias, o encontro vai, dentre outros temas, abordar o reforço do posicionamento estratégico de Angola nas organizações internacionais e regionais, para a dinamização da sua acção na esfera multilateral, os desafios da diplomacia económica angolana na atracção de investimento directo estrangeiro e a contribuição para a estratégia de Angola face às mudanças globais.

Vai debruçar-se igualmente sobre a representatividade de Angola nas Organizações Internacionais e Modalidades e Níveis de Inserção de Quadros Angolanos no sistema internacional: caminhos a seguir, além de fazer um informe sobre a actividade desenvolvida pelo MIREX; Implementação das Recomendações do VIII Conselho Consultivo Alargado; Plano de Acção para 2023 e Perspectivas.

No discurso de abertura, Sua Excelência o Presidente João Lourenço orientou aos Chefes de Missões Diplomáticas e Consulares a prestarem uma atenção particular à diplomacia económica divulgando de forma direcionada alvos concretos, as grandes potencialidades económicas do país, a legislação aprovada nos últimos anos para remover a burocracia, o combate à corrupção e a impunidade, bem como o programa de privatização de importantes activos do Estado.

O Presidente da República sublinhou, também, que as Embaixadas de Angola devem trabalhar para atrair investidores em todas áreas da economia angolana, realçando o seu potencial agrícola que nesta crise alimentar pode contribuir para redução do défice aumento a produção de alimentos a exportar.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (GCII-MIREX), em Luanda, aos 11 de Abril de 2023.

Galeria

Artigos Recentes

Translate »

You cannot copy content of this page